Bolo de milho sem glúten e sem lactose

 

Bolo de milho sem glúten e sem lactose

Bolo de milho sem glúten e sem lactose

Olá meninas!

Se tem uma comida que eu amo na vida é bolo de milho. Uma amiga que é portadora da doença celíaca (pessoas que possuem intolerância ao glúten) me deu esta receita super rápida, prática e gostosa. Na época estava numa dieta de restrição de glúten e lactose, só que a receita original levava óleo de cozinha e açúcar comum,  fiz uns experimentos e adaptei os ingredientes para a receita ficar mais saudável. Deu super certo, o bolo é uma delícia e eu adoro comer com um cafezinho ou chá. Espero que vocês gostem.

INGREDIENTES

02 latas de milho

04 ovos

01 copo de açúcar demerara (pode substituir por açúcar de coco ou adoçante culinário)

1/2 copo de óleo de coco

02 copos de farinha de arroz

01 colher de sobremesa de fermento para bolo

01 pitada de sal

Fubá para untar a forma

Canela em pó para decorar

 

MODO DE FAZER:

Bater no liquidificador o milho, ovos, sal, açúcar, baunilha e o óleo. Após virar um creme, bater aos poucos a farinha até a massa ficar bem homogênea. Por último, você deve acrescentar o fermento e mexer delicadamente com uma colher, não bata o fermento no liquidificador! Untar uma forma para bolo tamanho médio com óleo e fubá, preaqueça o forno por 20 minutinhos a 180°. O bolo ficará pronto entre 20 e 30 minutinhos, vai depender do forno.  Para verificar se o bolo está pronto faça o teste do palito: espete um palito de dente no centro do bolo e retire. Se o palito sair limpo o bolo está assado. Se estiver com massa grudada deixe seu bolo no forno por mais tempo. Se o bolo estiver muito dourado e ainda cru diminua a temperatura. Para que o bolo saia inteiro da forma, espere esfriar um pouco, salpique canela à vontade.

Obs: Eu gosto de comer ainda quente, ele fica macio e muito saboroso.

DICAS

  • A temperatura ideal do forno para assar um bolo comum geralmente é de 180°c, ou seja, forno médio. Mas fique atenta: quanto mais densa e pesada for a massa de bolo menor deve ser a temperatura do forno para que ele asse bem por dentro e não queime por fora.
  • Não encha demais a forma para que o bolo não transborde. Deixe vazio pelo menos um dedo em um tabuleiro e dois dedos em um forma mais funda.
  • Utilize ingredientes em temperatura ambiente. Ovos ou leite gelados, por exemplo, podem prejudicar sua receita.
  • Se quiser fazer 1/2 porção é só dividir à receita e colocar numa forma pequena de bolo inglês.

Espero que tenham gostado!

Beijos meninas!!!

Interaja com nosso clube! Deixe um comentário.