Iogurte Natural: aliado da saúde e boa forma.


Iogurte Natural com frutas e cereais. Fonte: Pixabay

Iogurte Natural com frutas e cereais.

 

Olá meninas!

A maioria dos alimentos que fazem bem à saúde,  geralmente não tem gosto de leite condensado né?  E o  iogurte natural não foge à regra, tem um sabor marcante e levamos um tempinho para acostumar com o peculiar  azedinho ácido e sem doce deste manjar dos deuses com TPM. No entanto,  pra tudo tem jeito nessa vida,  é uma questão de hábito. O segredo consiste nas composições que podemos fazer para consumí-lo, o ideal e que seja com frutas e algo que possa substituir o açúcar de forma mais natural,  excelentes opções são: o mel, xarope de agave ou a uva passa,  isso favorece a diminuição da acidez e não tira as propriedades naturais do iogurte.

Amigo da dieta e presente nas nossas vidas desde a infância, o iogurte é um alimento importantíssimo para a manutenção da nossa saúde. O iogurte é feito a partir do leite através de um processo de fermentação realizado por bactérias. ” Até ao início do século XX era considerado um medicamento, sendo vendido em farmácias pelos efeitos benéficos que produzia no organismo, sobretudo ao nível do aparelho digestivo.  Atualmente, com todo o conhecimento científico desenvolvido à volta do iogurte, sabe-se que este pode ser utilizado como substituto do leite por ser mais fácil de digerir, mantendo as principais características nutritivas. O iogurte natural facilita o processo digestivo para as pessoas intolerantes à lactose e aumenta a disponibilidade do cálcio. O seu consumo regular ajuda ainda no equilíbrio da flora intestinal, já que as bactérias responsáveis pela produção do iogurte criam um meio ácido no intestino que impede o desenvolvimento de bactérias patogênicas, que podem causar, por exemplo, dores de cabeça, inflamação das mucosas ou diarreia.”

Acrescentar frutas e cereais ao iogurte natural é uma ótima opção de consumo.

Acrescentar frutas e cereais ao iogurte natural é uma ótima opção de consumo.

Um alerta interessante a respeito dos iogurtes industrializados  e principalmente os com sabores artificiais,  é que  para acrescentar o gostinho e o aroma maravilhoso de frutas ao iogurte, eles acrescentam aditivos alimentares ( substâncias à base de sódio), que consequentemente aumentam a eliminação do magnésio na urina e inibem a absorção de cálcio, que é extremamente essencial para os ossos.

 DICA DA LULUZINHA: 

 Que tal produzir o próprio iogurte natural em casa?  Receita de Iogurte Natural É muito mais saudável, livre de conservantes e ainda sai bem mais barato se compararmos com os que compramos no supermercados.  A principal vantagem em relação aos iogurtes industrializados é que o iogurte natural produzido em casa, possui muito mais probióticos, estes são os queridinhos que agregam os principais benefícios à saúde que o iogurte nos  proporciona. Muito mais que um excelente reforço alimentar, o iogurte e suas bactérias do bem, regularizam o processo digestivo e imunizam o corpo contra as infecções. Palmas para probióticos!

Ultimamente tenho consumido na minha ceia (ultima refeição do dia), estou na fase do “free lactose” , como tenho que comer abacate antes de dormir, (abacate é vida, em breve falarei um pouco a respeito deste danadinho poderoso) eu bato tudo no mixer com amêndoas e uvas passas para ficar um pouco doce, vai muito da minha necessidade de açúcar do dia, vira um creme maravilhoso, nutritivo e funcional. Por favor, não contem para minha nutri sobre as uvas passas, (é saudável , mas meu objetivo é emagrecer e elas não fazem parte do meu planejamento alimentar rsrs) juro que eu vou morrer negando tá?

Espero que tenham gostado do post e lembrem-se : uma alimentação mais saudável tem a ver com mudanças de hábitos que influenciarão nossas vidas em todos os aspectos, buscamos saúde e mais disposição para encarar nossa rotina de super mulheres e de brinde ganhamos um “corpicho” mais harmonioso.

OBS: não sou nutricionista, o meu papel é apenas fornecer dicas e motivar. Que tal procurar um profissional para ajudar a elaborar um planejamento alimentar equilibrado e adequado à sua realidade, seu estilo de vida?

Um beijão!

Luzia França.

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