Receita de Salgado Maromba

Salgado Maromba

Receita de Salgado Maromba

Olá meninas! Hoje trouxe uma receita de Salgado Maromba maravilhoso para vocês. Se você está na vibe fitness e buscando uma alimentação mais saudável , com certeza já ouviu falar nesse coringa delicioso que podemos apreciar seja no lanche, pré e pós treino e até mesmo nas refeições principais acompanhado de uma bela salada. Ele é super comum entre a comunidade fitness do Instagram, lá podemos encontrar diversas receitas e formas de fazê-lo, minha receita foi aperfeiçoada, mas a base dela foi a minha nutri Letícia Penedo que me passou e já faz uns dois anos que a faço. Confesso que manusear a massa é trabalhoso e requer um pouco de habilidade, como nosso foco aqui são receitas práticas, optei por fazer em forminhas de silicone e isso me rendeu tempo, boa apresentação e ainda dobrei a quantidade de salgados para a semana.

VAMOS À RECEITA:

INGREDIENTES:

Massa:

1 couve flor grande;

1 peito de frango cozido e triturado no mixer ou no multiprocessador;

4 claras;

2 colheres de sopa de farinha de linhaça ou chia ( dica da luluzinha pra deixar seu Salgado mais nutritivo ) obs: é opcional! A receita original não leva nenhum tipo de farinha, para manter a característica de baixo carboidrato no Salgado Maromba.

Recheio:

Escolha o recheio de sua preferência, que mais se adapte à sua dieta. Nesse eu usei queijo minas light e presunto magro, mas já fiz com frango e ameixa, frango e creme de ricota, atum com cebola, cogumelos entre outros.

Acabamento:

4 gemas para pincelar;

1 punhado de gergelim ou sementes de girassol ou linhaça ou chia em grãos para decorar; Azeitona fatiada.

MODO DE FAZER:

1. Cozinhe a couve flor preferencialmente no vapor para preservar suas propriedades;use o liquidificador ou preferencialmente um processador de alimentos para triturar e formar uma massa;

2. Em uma panela de pressão cozinhe o peito de frango (pode ser com osso porque dá muito mais sabor). Utilize todos os temperos de sua preferência é nada de temperos artificiais viu? Eles são super ricos em sódio e faz um tremendo mal à saúde . Eu faço assim: ralo uma cebola inteira e refogo com óleo de coco, quando está dourada eu acrescento alho e deixo dourar um pouco mais, em seguida eu coloco tomate, pimentão e muito cheiro verde (salsa, cebolinha e coentro), coloco pimenta do reino, um pouco de páprica ou açafrão , pimenta biquinho que não arde e sal a gosto ( uso sal grosso moído com ervas ou sal rosa ) quando misturo tudo na panela e vejo que uniformizou e formou um caldinho eu cubro o frango com água fervente e ajusto o sal. Após pegar pressão de 10 a 15 minutinhos está pronto e fica uma delícia. Após cozido, coe o frango e reserve na geladeira para que ele resseque um pouco e fique mais rígido, isso facilitará que ele vire uma farinha quando você triturar; caso não tenha um processador de alimentos desfie o frango ainda quente na própria panela de pressão; retire o caldo e retorne o frango para a panela e tampe-a, dê umas sacudidas bem bruscas e quando abrir a panela retire os ossos e reserve o frango desfiado.

DICA: congele o caldo que sobrou batido no liquidificador em cubos de gelo. Está aí um delicioso caldo de frango pronto e super natural para você usar nas próximas refeições.

3. Misture todos os ingredientes triturados em um recipiente e acrescente as claras de ovos e a farinha de chia ou linhaça, caso queira usar, misture tudo até que a massa fique homogênea. 4. Agora que a massa está pronta só preparar o recheio ao teu gosto e começar a montar as forminhas como se fosse uma empadinha;

5. Após montar, pincele com as gemas e salpique os grãos de sua preferência e coloque um pedacinho de azeitona no centro para decorar;

6. Levar ao forno baixo por pelo menos 50 minutos, a massa é úmida, por isso é conveniente levar em forno baixo para cozinhar e assar aos poucos, isso faz com que a não queime o fundo. Esse que eu fiz levou cerca de 1h e 10 minutos , como os fornos residenciais são diferentes uns outros , observem se o Salgado Maromba já está soltando da forminha e está com uma consistência boa.

VEJA O PASSO A PASSO FOTOGRÁFICO :

Couve flor cozida

Frango cozido

Couve triturada

Frango triturado

Massa misturada

Recheio

Recheio triturado e temperado com ervas

Montagem das forminhas

Coloca o recheio e cobre com massa

Coloca o recheio e tampa

Pincela com gema de ovos

Decora com os grãos e a azeitona

Também usei essa forma de silicone.

Veja como fica!!!

Espero que tenham gostado! Agora só desenformar e congelar ou manter por três dias na geladeira! Um beijo enorme no coração de todas vocês ! Até breve. Obs: não esqueçam de curtir e compartilhar com as amigas e utilizar a hashtag #clubedaluluzinhafitness ! Juntas nosso clube ganha força .